Todos os anos milhares de negros adoecem por conta do racismo. Transmitido como um vírus por meio de comentários e atitudes cotidianas, esse mal escolhe suas vítimas pela cor da pele.
Classificado como uma emergência de saúde pública em artigo publicado pelo respeitado periódico médico The Lancet, o racismo, além de ser crime, causa efeitos devastadores no organismo e afeta a saúde física e mental da população negra de uma forma muito grave.
Vítimas de preconceito têm maior risco de sofrer com ansiedade, estresse, depressão, hipertensão arterial e ter elevados níveis de inflamação, o que prejudica o funcionamento do sistema imunológico. -19 e chegou a registrar mais de 3 mil mortes diárias pela doença. Estudos sinalizaram que a letalidade entre homens era maior e, dessa forma, o esporte poderia se tornar uma importante plataforma de conscientização e de mobilização.
Em um país desigual, o preconceito fica claro.
Em defesa à vida de milhões de pessoas, Centrum entrou em campo contra o racismo e criou o Manto da Desigualdade, uma camisa icônica, que transformou em gráficos as tradicionais faixas do uniforme do Botafogo de Futebol e Regatas. Os dados tornaram majoritariamente branco o uniforme do Glorioso, evidenciando que em um país desigual, o preconceito fica claro.